XVIII Encontro Estadual de EDF/SE

XVIII Encontro Estadual de Educação Física - 2017 da Secretaria de Estado da Educação de Sergipe


Você não está conectado. Conecte-se ou registre-se

BNCC: atuação docente e discente

Ver o tópico anterior Ver o tópico seguinte Ir em baixo  Mensagem [Página 1 de 1]

1 BNCC: atuação docente e discente em Qui Mar 23, 2017 12:19 pm

De acordo com a 2ª versão da Base Nacional Curricular Comum (BNCC), quem irá definir como contextualizar os conhecimentos, as competências e os objetivos de aprendizagem são as redes, as secretarias estaduais e municipais e as escolas por meio dos seus projetos políticos pedagógicos. Diante desta afirmação qual deve ser a atuação docente e acadêmica para que ocorra a efetiva implantação da BNCC?

Ver perfil do usuário

2 Re: BNCC: atuação docente e discente em Qui Mar 23, 2017 4:03 pm

A atuação docente proporcionaram ações embasadas nas competências e habilidades propostas pela BNCC, adaptando as mesmas a realidade do educando. Vale ressaltar que essas ações deveram estar se acordo com os princípios norteadores do currículo da escola, para que está não venha estar distante da realidades dos discentes.

Ver perfil do usuário

3 Re: BNCC: atuação docente e discente em Qui Mar 23, 2017 7:06 pm

A ação docente deverá estar baseada na BNCC, que deverá estar interligado e contextualizado como cotidiano da escola.

Ver perfil do usuário

4 Re: BNCC: atuação docente e discente em Qui Mar 23, 2017 7:38 pm

É um meio de tornar visível para todo o país, os conteúdos a serem trabalhados no decorrer da formação do cidadão, de modo que cada docente deve adequá-lo à realidade do discente e da comunidade à qual a escola estar inserida.

Ver perfil do usuário

5 Re: BNCC: atuação docente e discente em Sab Mar 25, 2017 4:30 am

Primeiramente tem de se haver um conhecimento amplo do papel de cada um em seu contexto, seja ele o professor ou seus alunos. A relevância de um norte se dará na perspectiva de cada agente envolvido conseguirá doar-se o máximo possível, ampliando os seus horizontes a medida em que faz valer os seus direitos e deveres na aplicação do mesmo.
Quando toda uma comunidade escolar encontra-se envolvida num projeto de melhoria da educação, respeitando as normas e ampliando-as toda a comunidade escolas e a sociedade em que esta está inserida só tem a ganhar.

Ver perfil do usuário

6 Re: BNCC: atuação docente e discente em Dom Mar 26, 2017 1:06 pm

Essa versão da BNCC vem trazer afirmação perante a atuação do docente, conforme o Projeto Político Pedagógico de cada escola. No entanto, os PPP's tem passado por renovação em todos os sentidos educacionais, fazendo com que a relação docente-discente, se adapte a realidade local.

Ver perfil do usuário

7 Re: BNCC: atuação docente e discente em Dom Mar 26, 2017 2:18 pm

Inicialmente, é necessário realizar uma discussão profunda com os autores da educação e a comunidade sobre a Base Nacional Curricular Comum. Daí, é preciso respeitar as diferenças culturais de cada região. É importante modernizar a estrutura física das escolas para que ocorra de fato as mudanças na aprendizagem. A mudança da educação leva tempo, por isso é interessante darmos o primeiro passo para que ocorra de fato as mudanças. Mas, é necessário um investimento maior do próprio sistema e que haja uma real valorização dos profissionais da educação.

Ver perfil do usuário

8 Re: BNCC: atuação docente e discente em Dom Mar 26, 2017 5:29 pm

Concordo quando dizem que é necessário um investimento no sistema como também na valorização do profissional de educação. O projeto político deve haver interação com todos os envolvidos que fazem parte dá construção pedagógica (comunidade, escola e diretoria estadual e municipal).

Ver perfil do usuário

9 Re: BNCC: atuação docente e discente em Dom Mar 26, 2017 9:42 pm

A atuação deve integrar uma proposta conjunta e interdisciplinar envolvendo a escola e os conteúdos a serem trabalhados no decorrer da formação do cidadão,proporcionando mudanças positivas e reflexivas.

Ver perfil do usuário

10 Re: BNCC: atuação docente e discente em Seg Mar 27, 2017 9:24 am

As ações devem seguir o Currículo nacional e estarem baseadas nos princípios do colégio, mas devem sempre, estarem ligadas a realidade do educando.

Ver perfil do usuário

11 Re: BNCC: atuação docente e discente em Seg Mar 27, 2017 10:58 am

O docente deve contribuir, quando da elaboração do PPP, opinando de acordo com a realidade que ele vive na sua instituição de ensino, levando em consideração a realidade dos educandos e do contexto em que vivem.

Ver perfil do usuário

12 O que é a BNCC? em Seg Mar 27, 2017 12:03 pm

A Base Nacional Comum Curricular é um documento norteador baseado em um processo de debate e negociação entre diversos atores do campo educacional e sociedade, traz os objetivos de aprendizagem e desenvolvimento que buscam orientar a elaboração de currículos referente as etapas de ensino. Ainda tem como finalidade orientar as propostas curriculares e fundamentar o direito a aprendizagem  e ao desenvolvimento.

Ver perfil do usuário

13 Re: BNCC: atuação docente e discente em Seg Mar 27, 2017 12:10 pm

A ação do docente deve ser baseada pelos documentos norteadores, através de uma proposta curricular, de acordo com a realidade escolar e social dos alunos.

Ver perfil do usuário

14 Re: BNCC: atuação docente e discente em Seg Mar 27, 2017 3:34 pm

Boa tarde. Diante no que está proposto no BNCC as escolas tem liberdade de construir o seu currículo e o eventual PPP ouvindo todos os seguimentos da escola e levando em conta a realidade da mesma.
Essas propostas são palpáveis. Mais e a valorização dos profissionais da educação e as reformas das escolas? Contribuindo para uma melhor consolidação das propostas elaboradas.

Ver perfil do usuário

15 Re: BNCC: atuação docente e discente em Sex Mar 31, 2017 6:42 pm

É preciso atuar junto à escola participando de tudo que diz respeito a educação, seja no PPP, em reuniões, nas decisões, nos conselhos existentes na escola, na elaboração de projetos, etc.

Ver perfil do usuário

16 Uedson Dantas Lima em Sab Abr 01, 2017 4:21 pm

O professor deverá participar efetivamente da construção da proposta, seja do seu município, estado e do PPP da escola afim de colocar-se como agente co-participante desse processo. Com relação a sua atuação, deverá pautar-se nos princípios norteadores da proposta pedagógica da escola focando numa Educação Física que dialogue com o contexto social.

Ver perfil do usuário

17 BNCC em Sab Abr 01, 2017 4:38 pm

As Bncc está sendo elaborada com a finalidade de renovar ou organizar as praticas pedagógicas da Educação Fisica; a professora Suraya Darido, traz relações inquietantes, para a área, como os esportes de aventura que tem como finalidade algo muito interessante, mas muitas das vezes fora da realidade. Ou seja não um conteúdo que pode ser vivenciado em todos os lugares. No mais foi muito proveitoso.

Ver perfil do usuário

18 Atuação Docente e Discente em Sab Abr 01, 2017 4:41 pm

A relação professor aluno deve existir de forma sadia, para proporcionar uma educação pautada no respeito. Levando em consideração que o aluno é o centro do processo, e o professor norteador da aprendizagem. No entanto esta pratica deve partir do PPP da escola ou de bases nacionais na educação, como a BNCC.

Ver perfil do usuário

19 Re: BNCC: atuação docente e discente em Dom Abr 02, 2017 6:29 pm

Cabe ao docente buscar e integrar as sugestões de conteúdos propostos pelo BNCC, adequando-o à realidade escolar e à comunidade a qual está inserida.

Ver perfil do usuário

Conteúdo patrocinado


Ver o tópico anterior Ver o tópico seguinte Voltar ao Topo  Mensagem [Página 1 de 1]

Permissão deste fórum:
Você não pode responder aos tópicos neste fórum