XVIII Encontro Estadual de EDF/SE

XVIII Encontro Estadual de Educação Física - 2017 da Secretaria de Estado da Educação de Sergipe


Você não está conectado. Conecte-se ou registre-se

Encontro Estadual e as mudanças curriculares

Ver o tópico anterior Ver o tópico seguinte Ir em baixo  Mensagem [Página 1 de 1]

1 Encontro Estadual e as mudanças curriculares em Sex Mar 31, 2017 11:24 am

Tendo em vista as etapas online e presencial do XVIII Encontro Estadual de Educação Física, como você avalia o evento em sua totalidade (Conferências, Mesa-redonda, Cursos e Vivências, Ministrantes dos cursos, Funcionários do Departamento de Educação Física, lanche, acesso aos locais, etc...)?
Quais as contribuições que serão aplicadas na sua atuação profissional?
O Encontro contribuiu para a apropriação de conhecimentos sobre a Base Nacional Curricular Comum e sobre a Lei 13.415/2017 (Lei que implanta o ensino médio integral em todas as escolas brasileiras?
Gostaria de apresentar sugestões?

Ver perfil do usuário
O XVIII Encontro Estadual de Educação Física nos trouxe boas e importantes informações, acerca da Educação Física enquanto componente curricular, além de nos proporcionar momentos e trocas de experiências que com certeza irão ser utilizadas e postas em prática no dia a dia das escolas.

Ver perfil do usuário
Olá! O Encontro foi bastante relevante, uma vez que nos foi apresentada a nova BNCC, embora não de forma definitiva ainda, mas com alguns norteadores já previamente definidos, que nos enriquecerá ainda mais em nossa atuação docente. As oficinas foram muito proveitosas, onde a maioria se fez presente de forma participativa, porém percebi que alguns professores se sentiram pressionados em terminar a sua apresentação devido a escassez do tempo e não conseguiram concluir suas colocações. A troca de experiência profissional entre os alunos e professores se fez presente de forma positiva e veio enriquecer ainda mais o Encontro. Quero deixar aqui a minha sugestão de ser dada continuidade às oficinas pois são elas nos capacitam e atualizam nossos conhecimentos, contribuindo ainda mais em nossa prática profissional. Enfim, foi muito bom rever velhos amigos, conhecer novos colegas e ter vivido esses dias tão intensos juntos. Já estou com saudades e e ansiosa pelo próximo Encontro Estadual de Educação Física. Até lá!!!

Ver perfil do usuário
O Encontro Estadual é um momento impar para os Professores de nosso Estado. Os colegas que reencontramos e aqueles que conhecemos, temas debatidos, experiências compartilhadas e conhecimentos adquiridos ou revistos... cada um desses elementos nos fortalece e capacita ainda mais para a nossa práxis pedagógica.
Vivemos um período de transformações, no qual nem sempre tais mudanças estão pautadas, verdadeiramente, na melhoria de nossas vidas. São mudanças frias que buscam a eficiência de uma "máquina", em que aparentemente aqueles que a executam não são sensíveis as necessidades e anseios dos vários atores que estão envoltos no processo.
Precisamos manter o diálogo, as capacitações, e a legitimação da Educação Física em nosso cotidiano escolar. Parabenizo os organizadores e desejo que o empenho de cada um se mantenha, para que possamos nos valorizar ainda mais.

Ver perfil do usuário
Avalio o evento de forma positiva, os temas abordados, os cursos e as vivências, que ficaram com gostinho de quero mais! Estou chegando agora na rede estadual e o estímulo para trabalhar foi muito bom, apesar das dificuldades encontradas, a vontade de elaborar um projeto surgiu, e agora é pesquisar e correr atrás para tirar do papel essa vontade de fazer diferente!Trabalho com crianças do ensino fundamental menor e idéias e sugestões contribuíram bastante para a elaboração de minhas próximas aulas!

Ver perfil do usuário

6 Rafaela Gomes dos Santos em Seg Abr 03, 2017 1:07 pm

XVIII Encontro Estadual de Educação Física atendeu as expectativas frente as Conferências, Mesa-redonda, Cursos e Vivências, Ministrantes dos cursos, Funcionários do Departamento de Educação Física dentre outros aspectos. Quanto a atuação profissional contribuiu de maneira positiva com as discussões científicas e relatos de experiências frente as temáticas propostas.

Ver perfil do usuário
O encontro foi riquíssimo, cheio de aprendizagem, muito bom mesmo. Os espaços físicos escolhidos foram bons. Maravilhoso o momento do lanche. Apoio de nos próximos ter um momento de apresentação de trabalhos, troca de experiências. Acredito que se o encontro valer como aula ministrada (o professor puder registrar) mais professores da rede irão participar mais ativamente, muitos reclamam que ao perder aula para ir no evento terá que repor depois.

Ver perfil do usuário
O encontro foi proveitoso, pois trouxe para a discussão as mudanças que estão ocorrendo dentro da área de Educação Física; não só mudanças curriculares, mas de visões em relação a ela. As oficinas de atletismo e xadrez foram de grande ajuda para nosso dia a dia. Quanto aos relatos das experiências, penso que devam acontecer de forma mais breve, talvez entre uma e outra oficina, sem tomar tanto tempo como aconteceu. Para os próximos gostaria que houvesse outras oficinas como as de badminton, voleibol.

Ver perfil do usuário

9 Multiculturalismo nas aulas de EF em Sex Abr 07, 2017 11:35 am

A proposta elucidada por Marcos Neira, é de extrema relevância para se pensar a educação na atualidade, visto que lidamos com os alunos das mais diversas culturas. Nisto, o professor acaba lidando com pensamentos variados em sala, com situações que encadeia tomada de decisões. Partindo, o educar do multiculturalismo, entenderemos não só a nossa cultura, mas a cultura daquele que nos cerca e dialogaremos sobre as possibilidades de cada pensamento, d forma ética e respeitosa.

Ver perfil do usuário

10 XVIII E.E. DE EDUCAÇÃO FÍSICA DE SERGIPE em Sex Abr 07, 2017 10:42 pm

Na sua totalidade o evento foi ótimo, assim como nos outros anos que participei. Tenho uma observação a fazer em relação aos locais das oficinas que deveria ser mais próximo ao centro da cidade para que o pessoal que vem do interior do estado não se desloque tanto. Já em relação ao que foi dito no ultimo dia de encerramento do evento na questão de se notar uma participação muito pequenas de acadêmico, realmente foi pequena inclusive tive que fazer esforço/escolhas para participar ativamente do evento pois as aulas na UFS ( me refiro a UFS pois é lá que estudo, já as outras faculdades não sei como funciona) continuaram a todo vapor sendo que o DEF/UFS poderiam liberar essa semana para que os acadêmicos pudessem participar do evento, Tenho colegas que gostariam de ter participado só que com provas e trabalhos na semana que justamente ocorreu o evento. Notei também que o evento é mais direcionado para quem já é professor, nada contra pelo contrario é importante essa troca de experiencias. Ha lembrei nos outros encontro recebíamos brindes rssrsr, brincadeiras a parte foi muito bom o evento que venha o próximo. bounce [i][/i]

Ver perfil do usuário

11 Avaliando o Encontro em Sab Abr 08, 2017 9:31 pm

Olá! Gostei de ter participado mais uma vez do Encontro Estadual de Educação Física, principalmente da experiência com o Xadrez, que ainda não tinha conhecimento. Mas destaco como muito produtiva a participação no primeiro dia do Marcos Neira, estimulando-nos a analisar e rever nossa prática diária, além dos conteúdos escolhidos e trabalhados em aula, lembrando sempre das especificidades dos discentes e da variedade cultural. Concordo com os demais que destacaram a correria para troca dos ministrantes, desfavorecendo a discussão em grupo e a compreensão de alguns pontos apresentados. Em relação aos locais, a escola Ofenísia deixou a desejar por não ser arejada e pela distância, como já foi comentado. O momento do lanche foi muito proveitoso, não apenas pela alimentação mas pela possibilidade de conversa e troca de experiências com os colegas da área, mas muito corrido alguns dias. Dessa forma, considero muito proveitosa a oportunidade de haver sempre encontro e cursos, mas a dificuldade dos professores em estar repondo as aulas atrapalha a participação. Até o próximo encontro!Wink

Ver perfil do usuário
O Encontro foi muito relevante em todos os aspectos, principalmente no que se refere aos debates sobre as intervenções dos profissionais, alem da BNCC esclarecida pelos Palestrantes. O unico ponto negativo é referente aos cursos simultaneos onde alguns professores não conseguiram administrar o tempo fazendo perder um dos temas que foi sobre Ensino fundamental. Mas no geral foi tudo muito bom e que esse processo de formação continuada se mantenha ao longo dos anos.

Ver perfil do usuário

Conteúdo patrocinado


Ver o tópico anterior Ver o tópico seguinte Voltar ao Topo  Mensagem [Página 1 de 1]

Permissão deste fórum:
Você não pode responder aos tópicos neste fórum