XVIII Encontro Estadual de EDF/SE
Gostaria de reagir a esta mensagem? Crie uma conta em poucos cliques ou inicie sessão para continuar.
XVIII Encontro Estadual de EDF/SE

XVIII Encontro Estadual de Educação Física - 2017 da Secretaria de Estado da Educação de Sergipe


Você não está conectado. Conecte-se ou registre-se

Conhecimentos sobre a BNCC

+43
Priscilla Lírio
cesarsm
hemiliene
Manoel
valdemir de souza
Rodrigo Mateus
Danielle Leão
diego souza
Elisangela Batista Rocha
Vandalucia
Mara Willika de Souza Sil
jennifer Melo
ubirajara
Suely Menezes
Lucas Didou Camilo
Andréa Melo
Crislayne Santos Oliveira
claytonn
Michelle Oliveira
Euton Ramos Carvalho Cost
Priscila Alana Chagas
Daniel Farias
Givalda
Eder Marinheiro
Nolita machado de oliveir
pedro paulo de melo silva
Jose Rildo
André Soares
Sidney de Oliveira Silva
Davi
Givancelio
cleciaana
RA13
Eduardo Barros
Ramon Araújo
jfneto
Antenor Neto
Thiaguinho_07
Willian Santos
Daniela maria dos santos
carla
LINDEMBERG PIO
Aparecida
47 participantes

Ir à página : 1, 2, 3  Seguinte

Ir para baixo  Mensagem [Página 1 de 3]

1 Conhecimentos sobre a BNCC Empty Conhecimentos sobre a BNCC Seg Mar 20, 2017 12:14 pm

Aparecida



Bom dia pessoal!!!
Agradecemos a apresentação dos participantes.
Daremos início às discussões com o seguinte tópico:
Meus conhecimentos sobre a base Nacional Curricular Comum (BNCC) são.........
Acesse o link para desenvolver sua resposta
BNCC 2ª versão

2 Conhecimentos sobre a BNCC Empty Re: Conhecimentos sobre a BNCC Seg Mar 20, 2017 12:43 pm

LINDEMBERG PIO



A Base Nacional Comum Curricular (BNCC) é um documento que visa nortear o que é ensinadoo nas escolas da rede pública e privada de todo o Brasil, englobando cada etapa da Educação Básica, desde a Educação Infantil até o final do Ensino Médio.
A BNCC está sendo construída em um processo colaborativo e democrático, liderado pelo Ministério da Educação (MEC), que foi iniciado em 2015. A primeira versão do documento passou por uma consulta pública (entre setembro de 2015 e março 2016), quando recebeu mais de 12 milhões de contribuições. A segunda versão foi analisada por gestores, professores e alunos de todos os estados, em seminários organizados pela União dos Dirigentes Municipais de Educação (Undime) e pelo Conselho Nacional de Secretários de Educação (Consed).

3 Conhecimentos sobre a BNCC Empty Re: Conhecimentos sobre a BNCC Seg Mar 20, 2017 1:31 pm

carla



A Base Nacional Comum curricular tem como objetivo definir o conteúdo mínimo que os alunos devem aprender na escola. O Ministério da Educação quer criar uma base nacional comum que deve ser desenvolvida na educação básica. esses conteúdos terão autonomia nas diversas regiões do Brasil.
Os professores da rede poderão discutir sobre a base curricular que será encaminhada para o Conselho Nacional de Educação.

4 Conhecimentos sobre a BNCC Empty Re: Conhecimentos sobre a BNCC Seg Mar 20, 2017 2:03 pm

Daniela maria dos santos



alem da BNCC ser uma norteadora na aplicabilidade dos conteúdos, ela também designa as relações do direitos éticos, políticos e estéticos da aprendizagem seja ela criança, adolescentes, jovens e adultos sujeitos da educação básica todos tem o direito de uma educação plena e uma aprendizagem satisfatória.

5 Conhecimentos sobre a BNCC Empty Re: Conhecimentos sobre a BNCC Seg Mar 20, 2017 3:51 pm

Willian Santos



A Base Nacional Comum Curricular (BNCC), é um documento que foi criado para da suporte e nortear toda a Educação Básica brasileira, pois ela visa sistematizar bem os conteúdos e temáticas das três primeiras etapas do sistema educacional do Brasil. E também estabelece objetivos de aprendizagem, assim corroborando para uma educação de qualidade no país.

6 Conhecimentos sobre a BNCC Empty Re: Conhecimentos sobre a BNCC Seg Mar 20, 2017 4:56 pm

Thiaguinho_07



A Base Nacional Comum Curricular é um documento elaborado para nortear a atividade escolar do professor de Educação Física, com a finalidade de unificar os conteúdos mínimos para a aplicação nos diversos níveis escolares!

7 Conhecimentos sobre a BNCC Empty Re: Conhecimentos sobre a BNCC Seg Mar 20, 2017 5:32 pm

Antenor Neto



É importante ressaltar que a BNCC determina um currículo mínimo comum a ser trabalhado na educação básica no Brasil. Mas, dispõe também da flexibilização em outros aspectos para atender as especificidades e peculiaridades das regiões e estados. Uma característica marcante da BNCC é ir além dos conteúdos específicos, isto é, a transcendência desses conteúdos para situações de vida cotidiana e a importância disso na formação do aluno.

8 Conhecimentos sobre a BNCC Empty Re: Conhecimentos sobre a BNCC Seg Mar 20, 2017 6:16 pm

jfneto



Eu pude entender que bncc e o caminho que devemos seguir durante a nossa vida profissional no meio educacional e basearmos o nosso dia a dia no que está descrito e corroborar com esses conceitos

9 Conhecimentos sobre a BNCC Empty Re: Conhecimentos sobre a BNCC Seg Mar 20, 2017 7:59 pm

Ramon Araújo



A BNCC será o documento norteador do ensino da Educação Básica no Brasil.
Além de dispor da flexibilidade para atender as peculiaridades de cada região.

10 Conhecimentos sobre a BNCC Empty Re: Conhecimentos sobre a BNCC Seg Mar 20, 2017 8:03 pm

Eduardo Barros



O BNCC é um documento que servirá de norte aos educadores de todo o país. no entanto poderá ser flexibilizado de acordo com a necessidade do público que está sendo atendido, da região em que estes encontram-se e respeitando-se as suas particularidades.

11 Conhecimentos sobre a BNCC Empty Re: Conhecimentos sobre a BNCC Seg Mar 20, 2017 8:35 pm

RA13



Meus Conhecimentos sobre a BNCC são :

1 - Documento construído coletivamente por um grande grupo de pessoas que possuem trajetoria ligada aos conhecimentos produzidos no documento. Que poderia ajudar as secretarias estaduais de educação a nortear uma proposta de ensino.

2 - Porém, com os últimos acontecimentos politicos no país, acompanhando pesquisas atuais, foi praticamente deixado de escanteio a parte do ensino médio. Uma vez que todos sabemos da nova reforma do ensino médio aprovada recentemente. Deixando a entender que de nada serviu a discussão na parte do ensino médio, e que o documento só ira ajudar na construçao de uma base para o ensino fundamental.

12 Conhecimentos sobre a BNCC Empty Re: Conhecimentos sobre a BNCC Seg Mar 20, 2017 8:51 pm

cleciaana



Um documento que visa nortear o ensino na educação básica nas escolas públicas e privadas de todo o Brasil. Visa orientar a elaboração de um currículo específico de cada rede de ensino, sem desconsiderar as particularidades metodológicas, sociais e regionais de cada um. A Base irá estabelecer os objetivos que se espera alcançar e o currículo irá definir como alcançá-lo.

13 Conhecimentos sobre a BNCC Empty Re: Conhecimentos sobre a BNCC Seg Mar 20, 2017 8:53 pm

Givancelio



Boa noite!
Fiz uma breve leitura sobre a 2º versão do BNCC especificamente a área de linguagens e a educação física. Diante da forma a qual a educação física vem sendo citada no documento não vejo uma grande evolução sobre os conteúdos apresentados, vejo uma conformidade com o que já temos nas orientações dos PCNs. Logicamente que os conteúdos abordados apresentam um vasto material sociocultural a ser desenvolvido na escola.
Fazendo uma relação entre os conteúdos da cultura corporal do movimento aos ciclos de escolarização ainda vejo com uma dúvida. Como o mesmo conteúdo será apresentado, no material didático, para os estudantes de 1º ao 3º ano? Ou seja, crianças de 6, 7 e 8 anos de idade e sem considerar a disparidade de idade existente nas escolas públicas. Outra observação é sobre a ausência de conteúdos, ao meu ver relevantes, nas séries iniciais, como é o exemplo das lutas e até mesmo dos esportes de aventura, conteúdos estes que ministro nas aulas de educação física e vejo um aproveitamento muito positivo em relação aos aspectos morais e éticos e não estão inseridos para o ciclo de 1º ao 3º ano. Gostaria de fazer mais uma observação sobre as oito dimensões de conhecimento que permitem a tematização dos conhecimentos e são citadas no documento. Encontrei neste item da BNCC uma forma bem ampla de abordagem no processo de aprendizagem mas creio que para alcança-los deveríamos ter mais tempo de aula para alcançar os objetivos propostos, principalmente nas turmas do 6º ao 9º.

14 Conhecimentos sobre a BNCC Empty Re: Conhecimentos sobre a BNCC Seg Mar 20, 2017 9:11 pm

Davi



Pela breve leitura pude entender que a BNCC servira como ferramenta para ajudar a nós guiar na construção curricular das escolas das escolas de Educação Básica espalhada pelo país. Tendo como foco deixar visível para todos os principais elementos que precisam ser ensinados nas Áreas de conhecimento.

15 Conhecimentos sobre a BNCC Empty Sidney silva Seg Mar 20, 2017 10:04 pm

Sidney de Oliveira Silva



O BNCC é um documento que será um referencial para toda Educação Básica, norteará as instituições de Ensino em relação aos conhecimentos, saberes e valores produzidos culturalmente, expressos nas políticas públicas , será um referencial para que as escola construam seu currículo . A gente espera que tudo isso saía do papel pq como a constituição e a LDB diz que o professor tem o PISO que é direito do professor e nada disso acontece, então é tudo bonito qd está no papel

16 Conhecimentos sobre a BNCC Empty BNCC Seg Mar 20, 2017 10:43 pm

André Soares



O BNCC, vem com a função de conseguir unificar os conteúdos fazendo com que os alunos independente de Região, Estado ou Município possa ter uma sequencia logica desses conteúdos, onde irá trazer uma referência para a organização do mesmo dentro das escolas de acordo com cada disciplina.



Última edição por André Soares em Qua Mar 22, 2017 4:37 pm, editado 1 vez(es)

17 Conhecimentos sobre a BNCC Empty Re: Conhecimentos sobre a BNCC Seg Mar 20, 2017 11:57 pm

Jose Rildo



A Base Nacional Curricular Comum tem por função orientar os objetivos de aprendizagem desenvolvidos em cada componente curricular, onde se define os direitos fundamentais de aprendizagem e desenvolvimento na Educação Básica, são eles os princípios éticos, políticos e estéticos, esses objetivos são desenvolvidos a cada etapa da escolarização respeitando cada peculiaridade do desenvolvimento do sujeito, acontecendo de forma gradativa.

18 Conhecimentos sobre a BNCC Empty Re: Conhecimentos sobre a BNCC Ter Mar 21, 2017 12:21 am

pedro paulo de melo silva



A Base Nacional Comum Curricular é uma das estratégias estabelecidas pelo Plano Nacional de Educação. Para melhorar a educação básica, que abrange a educação infantil, o ensino fundamental e o médio. Com a base, Todo sistema educacional terá uma meta de aprendizagem igual a alcançar em todo o país, tendo função de reduzir as desigualdades educacionais.

19 Conhecimentos sobre a BNCC Empty Re: Conhecimentos sobre a BNCC Ter Mar 21, 2017 6:05 am

Nolita machado de oliveir



Bom dia

20 Conhecimentos sobre a BNCC Empty BNCC Ter Mar 21, 2017 9:22 am

Eder Marinheiro



É um descritivo de conteúdos e saberes necessários para cada ano e segmento da Educação Básica, que servi de orientação para os docentes.

21 Conhecimentos sobre a BNCC Empty Re: Conhecimentos sobre a BNCC Ter Mar 21, 2017 11:34 am

Givalda



A Base Nacional Comum Curricular (BNCC) é um documento que visa nortear o que é ensinado nas escolas da rede pública e privada de todo o Brasil, englobando cada etapa da Educação Básica, desde a Educação Infantil até o final do Ensino Médio ou seja É um documento que define quais são os objetivos que os educadores (professores e coordenadores pedagógicos) devem levar em conta na hora de elaborar o currículo dos ensinos infantil, fundamental e médio.

22 Conhecimentos sobre a BNCC Empty Re: Conhecimentos sobre a BNCC Ter Mar 21, 2017 11:48 am

Daniel Farias



É importante ressaltar que a BNCC determina um currículo mínimo comum a ser trabalhado na educação básica no Brasil. Mas, dispõe também da flexibilização em outros aspectos para atender as especificidades e peculiaridades das regiões e estados. Uma característica marcante da BNCC é ir além dos conteúdos específicos, isto é, a transcendência desses conteúdos para situações de vida cotidiana e a importância disso na formação do aluno.

23 Conhecimentos sobre a BNCC Empty Priscila Alana Ter Mar 21, 2017 12:24 pm

Priscila Alana Chagas



A Base Nacional Comum Curricular   é um documento que serve para orientar e instruir nas escolas  públicas e privada do  Brasil, reunindo as etapa da Educação Básica,  da Educação Infantil até o final do Ensino Médio. reunindo todas as etapas nas areas de linguagens,ciencias da natureza,matematica,e ciencias humanas.

24 Conhecimentos sobre a BNCC Empty Re: Conhecimentos sobre a BNCC Ter Mar 21, 2017 5:07 pm

Euton Ramos Carvalho Cost



Boa tarde a todos(as). Entendo que a BNCC será de grande valia para o ensino-aprendizagem servindo como subsídio para nós profissionais de Educação Física dando um norte para o nosso trabalho no dia a dia na escola e fugindo da rotina diversificando os conteúdos.

25 Conhecimentos sobre a BNCC Empty BNCC Ter Mar 21, 2017 7:54 pm

Michelle Oliveira



A base nacional comum curricular tem por objetivo explanar os conteudos que deverão ser desenvolvidos ao longo da educacao basica, sendo que na educação infantil deverá ser promovido a socializacao, vínculos afetivos juntamente com aprendizagem e desenvolvimento. No ensino fundamental deverá ser inserido os novos componentes curriculares para a articulação interdisciplinar e no ensino médio essa interdisciplinaridade tem uma importancia fundamental.

Conteúdo patrocinado



Ir para o topo  Mensagem [Página 1 de 3]

Ir à página : 1, 2, 3  Seguinte

Tópicos semelhantes

-

» Seu primeiro tópico

Permissões neste sub-fórum
Não podes responder a tópicos