XVIII Encontro Estadual de EDF/SE

XVIII Encontro Estadual de Educação Física - 2017 da Secretaria de Estado da Educação de Sergipe


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As particularidades da BNCC nas regiões do Brasil

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A BNCC é um documento que foi desenvolvido afim de nortear os profissionais de educação em todos os níveis de ensino da educação escolar com o objetivo de deixar estes conteúdos mais próximos independentes da região e/ou local de onde estes estão sendo ministrados. Para tal deve-se respeitar as particularidades de cada local no que se refere a sua cultura e as suas necessidades, além das adversidades encontradas por cada educador nos seus ambientes de trabalho.

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Sobre as particularidades regionais no BNCC, cada secretaria de educação de cada estado e município, poderá incluir conteúdos específicos como história e geografia e tradições específicas de povos indígenas, etc.., o que irá configurá a base diferenciada.

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A "base diferenciada", são os conteúdos a serem definidos pelas escolas e redes, de acordo com as particularidades de cada região. A base determina 60% do conteúdo a ser ensinado. O resto os 40% serão decididos regionalmente. de acordo com as características de cada estado ou região.

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A ideia é que cada rede acrescente a BNCC pontos relacionados à realidade local.

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O tema da Base Nacional Comum Curricular (BNCC) está no centro das discussões sobre a educação no Brasil. O documento já estava previsto na Constituição de 1988 para alunos do ensino básico, tendo sido ampliado recentemente para alunos do ensino médio, com a aprovação, em 2014, do Plano Nacional de Educação (PNE). O objetivo é determinar qual o currículo mínimo para todos os alunos das escolas de educação básica do país e quais são os objetivos de aprendizagem que devem ser previstos por professores e coordenadores quando da elaboração do projeto pedagógico da escola. A Base Comum será a mesma para todo o Brasil. Mas ela prevê espaços para conteúdos definidos pelas escolas e redes, de acordo com as particularidades de Estados e municípios.

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Sobre as particularidades regionais no BNCC, cada secretaria de educação de cada estado e município, poderá incluir conteúdos específicos como história e geografia e tradições específicas de povos indígenas, etc.., o que irá configurá a base diferenciada.

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Boa tarde a todos(as). Penso que cada região deve se adaptar de acordo com a sua vivencia cotidiana e construindo as suas vivencias de acordo com a sua realidade em relação aos aspectos encontrados em sua região tais como: Estrutura das escolas, fatores sócio-culturais, etc.

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o BNCC orienta que os conteúdos a serem abordados se adequem a cada região do brasil, o  mesmo tem o pensamento de que cada região possui  zonas rurais e todos passam por momentos de plantações e coleitas, no entanto, o professor deve através do BNCC atenta-se a conteúdos específicos com a geografia e alem dos fatores econômico e sócio-culturais de cada região

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O BNCC visa orientar a elaboração do currículo específico de cada rede de ensino, sem desconsiderar as particularidades metodológicas, sociais e regionais de cada uma. A Base irá estabelecer os objetivos que se espera alcançar a o currículo irá definir como alcançá-los.

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ola, boa tarde, penso que será interessante como já foi citado a implementação das leis 10.639/03 e 11.645/08, que torna obrigatório o ensino da historia e da cultura afro-brasileira e indígena no ensino básico, seja na rede publica ou privada.

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Boa noite!!!
O BNCC, em toda sua constituição muito Belo, ESPERAMOS que realmente sai do papel e torne-Se um fator transformador na educação brasileira, mas que venha as condições de infraestruturas para as escolas.

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A BNCC orienta que os conteúdos a serem abordados se adequem a cada região do brasil, consequentemente na elaboração do PPP deve ser considerado as características de cada região.

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O objetivo da BNCC é a orientação quanto aos componentes curriculares, mas adequações são necessárias, principalmente quanto a cultura de uma região. Ex: danças regionais.

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A Base Nacional Comum Curricular foi desenvolvida com o propósito de tentar aproximar realidades diferentes através de conteúdos mais próximos, porém respeitando as particularidades locais/regionais no que se refere a sua cultura e as adversidades encontradas pelo professor em seu ambiente de trabalho.

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A BNCC servirá como forma de orientar o professor na sua prática docente, sempre respeitando a diversidade cultural permitindo uma aprendizagem digna.

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A organização sob a forma de ciclos tem a função de balizar as expectativas da aprendizagem no percurso curricular. Indicam que o estudante tem direito de aprender determinados conhecimentos em cada etapa. Isso não impede que os professores antecipem, ou aprofundem posteriormente, as aprendizagens previstas para determinada fase; apenas se está sinalizando claramente a necessidade de que esses conhecimentos sejam trabalhados até o final do ciclo indicado.

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Cabe destacar a dimensão do nosso país e compreender as diferenças regionais e de formação cultural das pessoas. Essa diversidade é uma das diferenças significativas do Brasil, devem nortear nosso dia a dia como docente valorizando a cultura regional mas também apresentando as diferenças regionais.

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Independentemente de suas particularidades o interessante é que todos tenham direito a uma educação de qualidade e que não tirem ou diminuam a presença de determinadas matérias, e sim ampliem ainda mais.

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20 particularidades da BBCC em Seg Mar 27, 2017 10:17 pm

bom, muitos expuseram algumas características da BBCC ou o que sabem como referência. No entanto, precisa-se de discussões mais efetivas para dispor de algumas proposituras da nova BBCC, acredito que nas palestras ou mesas redondas isso possa ocorrer.

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Penso que a Base deve ser realmente um suporte, mas que cada professor tenha sua autonomia de adaptação para sua realidade.

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A Base vem para subsidiar o docente em seus planejamentos, porém cada professor tem autonomia para adequar suas atividades à realidade a qual está inserido.

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