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XVIII Encontro Estadual de Educação Física - 2017 da Secretaria de Estado da Educação de Sergipe


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As particularidades da BNCC nas regiões do Brasil

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Cândida Luisa
Manoel
Erica Santos
Daniela Monteiro Barbosa
Charliane
Michelle Oliveira
JOSÉ ELÓI DOS SANTOS FILH
gerson evangelista dos sa
Suely Menezes
Daniela maria dos santos
Euton Ramos Carvalho Cost
Daniel Farias
Givalda
Eder Marinheiro
carla
cleciaana
Eduardo Barros
21 participantes

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Eduardo Barros



A BNCC é um documento que foi desenvolvido afim de nortear os profissionais de educação em todos os níveis de ensino da educação escolar com o objetivo de deixar estes conteúdos mais próximos independentes da região e/ou local de onde estes estão sendo ministrados. Para tal deve-se respeitar as particularidades de cada local no que se refere a sua cultura e as suas necessidades, além das adversidades encontradas por cada educador nos seus ambientes de trabalho.

cleciaana



Sobre as particularidades regionais no BNCC, cada secretaria de educação de cada estado e município, poderá incluir conteúdos específicos como história e geografia e tradições específicas de povos indígenas, etc.., o que irá configurá a base diferenciada.

carla



A "base diferenciada", são os conteúdos a serem definidos pelas escolas e redes, de acordo com as particularidades de cada região. A base determina 60% do conteúdo a ser ensinado. O resto os 40% serão decididos regionalmente. de acordo com as características de cada estado ou região.

Eder Marinheiro



A ideia é que cada rede acrescente a BNCC pontos relacionados à realidade local.

Givalda



O tema da Base Nacional Comum Curricular (BNCC) está no centro das discussões sobre a educação no Brasil. O documento já estava previsto na Constituição de 1988 para alunos do ensino básico, tendo sido ampliado recentemente para alunos do ensino médio, com a aprovação, em 2014, do Plano Nacional de Educação (PNE). O objetivo é determinar qual o currículo mínimo para todos os alunos das escolas de educação básica do país e quais são os objetivos de aprendizagem que devem ser previstos por professores e coordenadores quando da elaboração do projeto pedagógico da escola. A Base Comum será a mesma para todo o Brasil. Mas ela prevê espaços para conteúdos definidos pelas escolas e redes, de acordo com as particularidades de Estados e municípios.

Daniel Farias



Sobre as particularidades regionais no BNCC, cada secretaria de educação de cada estado e município, poderá incluir conteúdos específicos como história e geografia e tradições específicas de povos indígenas, etc.., o que irá configurá a base diferenciada.

Euton Ramos Carvalho Cost



Boa tarde a todos(as). Penso que cada região deve se adaptar de acordo com a sua vivencia cotidiana e construindo as suas vivencias de acordo com a sua realidade em relação aos aspectos encontrados em sua região tais como: Estrutura das escolas, fatores sócio-culturais, etc.

Daniela maria dos santos



o BNCC orienta que os conteúdos a serem abordados se adequem a cada região do brasil, o  mesmo tem o pensamento de que cada região possui  zonas rurais e todos passam por momentos de plantações e coleitas, no entanto, o professor deve através do BNCC atenta-se a conteúdos específicos com a geografia e alem dos fatores econômico e sócio-culturais de cada região

Suely Menezes



O BNCC visa orientar a elaboração do currículo específico de cada rede de ensino, sem desconsiderar as particularidades metodológicas, sociais e regionais de cada uma. A Base irá estabelecer os objetivos que se espera alcançar a o currículo irá definir como alcançá-los.

gerson evangelista dos sa



ola, boa tarde, penso que será interessante como já foi citado a implementação das leis 10.639/03 e 11.645/08, que torna obrigatório o ensino da historia e da cultura afro-brasileira e indígena no ensino básico, seja na rede publica ou privada.

JOSÉ ELÓI DOS SANTOS FILH



Boa noite!!!
O BNCC, em toda sua constituição muito Belo, ESPERAMOS que realmente sai do papel e torne-Se um fator transformador na educação brasileira, mas que venha as condições de infraestruturas para as escolas.

Michelle Oliveira



A BNCC orienta que os conteúdos a serem abordados se adequem a cada região do brasil, consequentemente na elaboração do PPP deve ser considerado as características de cada região.

Charliane



O objetivo da BNCC é a orientação quanto aos componentes curriculares, mas adequações são necessárias, principalmente quanto a cultura de uma região. Ex: danças regionais.

Daniela Monteiro Barbosa



A Base Nacional Comum Curricular foi desenvolvida com o propósito de tentar aproximar realidades diferentes através de conteúdos mais próximos, porém respeitando as particularidades locais/regionais no que se refere a sua cultura e as adversidades encontradas pelo professor em seu ambiente de trabalho.

Erica Santos



a

Erica Santos



A BNCC servirá como forma de orientar o professor na sua prática docente, sempre respeitando a diversidade cultural permitindo uma aprendizagem digna.

Manoel



A organização sob a forma de ciclos tem a função de balizar as expectativas da aprendizagem no percurso curricular. Indicam que o estudante tem direito de aprender determinados conhecimentos em cada etapa. Isso não impede que os professores antecipem, ou aprofundem posteriormente, as aprendizagens previstas para determinada fase; apenas se está sinalizando claramente a necessidade de que esses conhecimentos sejam trabalhados até o final do ciclo indicado.

Cândida Luisa



Cabe destacar a dimensão do nosso país e compreender as diferenças regionais e de formação cultural das pessoas. Essa diversidade é uma das diferenças significativas do Brasil, devem nortear nosso dia a dia como docente valorizando a cultura regional mas também apresentando as diferenças regionais.

manoel francisco



Independentemente de suas particularidades o interessante é que todos tenham direito a uma educação de qualidade e que não tirem ou diminuam a presença de determinadas matérias, e sim ampliem ainda mais.

20As particularidades da BNCC nas regiões do Brasil  Empty particularidades da BBCC Seg Mar 27, 2017 10:17 pm

mateus27



bom, muitos expuseram algumas características da BBCC ou o que sabem como referência. No entanto, precisa-se de discussões mais efetivas para dispor de algumas proposituras da nova BBCC, acredito que nas palestras ou mesas redondas isso possa ocorrer.

Vandalucia



Penso que a Base deve ser realmente um suporte, mas que cada professor tenha sua autonomia de adaptação para sua realidade.

Iana Edite



A Base vem para subsidiar o docente em seus planejamentos, porém cada professor tem autonomia para adequar suas atividades à realidade a qual está inserido.

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